A arte de ser sucinta


"Não irei me demorar" é uma das mentiras mais contadas no mundo. Quem nunca ouviu essas palavras é porque ainda não nasceu. Incrível como essa frase desperta na pessoa que falou, um sentimento de querer falar tudo de uma só vez como se estivesse recitando o livro Guerra e Paz inteiro numa única respiração, igual quando eu era criança e tentava mostrar que sabia o Salmo 23 de cór e falava sem respirar só para mostrar alguma coisa que hoje, como adulta, não entendo o que era. Quando criança fazemos tantas coisas loucas, igual aquela vez que ganhei um patins com rodas laterais que até hoje não sei o nome e eu tentava andar no paralelepípedo porque eu achava que era possível, sim! em direção ao supermercado que tinha na esquina e era muito legal porque todo dia havia surpresa para crianças - coisas que a criança só poderia desfrutar se o papai ou a mamãe comprassem determinado produto - criança não é criança se não fizer seu showzinho particular para conseguir, não o produto, mas a surpresa por trás dele: cantar no karaokê  a famosa canção de Whitney Houston "I will always love you". Mesmo não sabendo cantar inglês o importante era cantar melhor que o coleguinha. A vida tem dessas coisas. 

É muito gostoso lembrar da infância. 
Mudando de assunto, acabei de limpar peixe. 2kg. 12 peixes para ser exata. Minha primeira vez limpando peixe. Comecei olhando o peixe e agi como todo adulto age: mexi a boca do peixe como se ele estivesse falando e fiz dancinha com ele. Você começa limpar, se sente bem porque está conseguindo limpar e de repente você se fura com uma espinha miúda que entra no seu dedo e faz sangrar, é uma maravilha, um verdadeiro festival de sangue jorrando - o seu e o das vísceras do peixe. Quando terminei de limpar tudo meu avô me olhou com orgulho, sorriso nos lábio e brilho nos olhos como se eu tivesse realizado um grande feito na minha vida. Até imaginei um diálogo de pessoas com ele: 
- "Meu neto descobriu a cura do câncer"
- "Ah, mas você não conhece minha neta! Ela sabe limpar peixe, você precisa de ver que coisa bonita. Orgulho da família". E aí os dois se abraçariam felizes.
Ai ai, numa hora você está escrevendo e na outra está fazendo coisas aleatórias, fugindo do roteiro que você tinha planejado. Esse é o problema quando se diz que será sucinto. E sobre a arte de ser sucinto: não domino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gente que Inspira - Beatriz Bastos

Para a sua informação...!

Um posso de cada vez.