A Brisa Suave

Algumas histórias ficam na memória da gente.
Há uns anos atrás estava num momento um pouco tumultuado da vida e comecei a pensar nos meus medos. E às vezes, o medo nos cega. O que me fez lembrar da história de Elias, um profeta do Antigo Testamento. 
Ter medo é normal, né. Mas nesse caso o medo o impulsionou a fugir. E ele o fez indo para o deserto. Me vi também caminhando no "deserto". Talvez, tão cega pelo medo, não percebi um oásis e nem que Alguém caminhava comigo. E talvez nem mesmo Elias tenha percebido isso. O medo era maior.
Fez uma longa caminhada até chegar no Monte Horebe, onde se escondeu numa caverna.
Às vezes nossa caverna são os excessos. Faço tudo para parecer que estou bem. Falo demais, gasto demais, finjo demais - até ser verdade.
Acontece, que mesmo no meio disso tudo Deus sempre sabe onde estamos e tem coragem de ir até nós e perguntar: "O que você está fazendo aqui, nessa caverna?", assim como fez com Elias. 
Responder uma pergunta dessas não é fácil. É mais fácil falar do que não nos incomoda.  É superficial e eu não preciso ir ao quartinho - de coisas que guardei porque depois pode ser útil um dia - do meu coração. 
Deus sabia o que se passava no coração daquele homem mas ainda assim perguntou. 
Talvez Elias não estivesse tão a par da sua realidade, apesar de saber que estavam intentando contra a vida dele, mas o medo que o fizera fugir poderia estar maior que sua capacidade de enxergar com clareza as possibilidades.
"O que fazes aqui, Elias?"
 "Saia. Estou aqui, Elias".
Pra quem está com medo e fugindo - de si mesmo ou de alguém - sair não parece ser uma boa ideia. 
"E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; 
e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; 
e depois do fogo uma voz mansa e delicada (...)."  
Deus é paz. 
Incrível, né?! Esperamos que Deus se "revele" a nós, se possível, com efeitos especiais dignos de ganhar um Oscar. Mas Deus não precisa de estardalhaços. Deus é simples e nos convida, na simplicidade, para viver uma vida não sem lutas, mas na certeza de que, apesar dos nossos medos, Ele nos garante que estará conosco e nos faz voltar de onde fugimos, ou tentamos fugir, para encararmos o que nos encara e tira o sono, e viver sabendo que não estamos sós.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gente que Inspira - Beatriz Bastos

Para a sua informação...!

Um posso de cada vez.