A espera


Recentemente ouvi a história de um menino que estava ajudando sua mãe a plantar flores no jardim. Certo dia o menino chegou para a mãe disse todo feliz: "Mamãe, achei um botão lindo no jardim. Ela, feliz, perguntou: o que você fez com ele? Ele respondeu: Ah, mamãe, eu abri o botão pra ele virar flor logo, mas não ficou bonita como pensei. Está toda murcha e algumas pétalas caíram. Então tive que arrancar." 
Essa simples história me trouxe algumas reflexões. Às vezes agimos como o menino, queremos apressar as coisas, e acabamos por destruir aquilo que nós tanto queríamos simplesmente por termos apressado o tempo de acontecer 
Às vezes não temos paciência para esperar na fila da padaria, não temos paciência com as pessoas e não temos paciência até com nós mesmos. Às vezes buscamos uma resposta de Deus e só ouvimos o silêncio. Nosso desejo é de que Ele nos responda imediatamente, e que se possível, use efeitos especiais também, iguais aos filmes de Stephen Spielberg. Mas Deus fala de forma simples.
Me faz lembrar da música do Palavrantiga chamada Esperar é caminhar e que fala exatamente isso:
Quando espero a chuva chegar
Tu vens com o teu vento
Quando espero tua voz estrondar
Tu vens com o silêncio
Eu espero em Ti
Embora sem saber
Como Tu dirás eu não sei
Mas esperarei

Quando espero o mar se abrir
Vejo os meus pés sobre as águas
Quando espero o fogo arder
Ouço a brisa suave

Mesmo sem saber como Tu dirás
Dentro de mim reinará a Tua paz
Que me faz saber
Que esperar em ti
É sempre caminhar

Muitas vezes achamos que estamos sozinhos em nossa espera. E esperar sozinho não faz o tempo passar mais depressa. É assustador não ter o controle das situações. Por isso pegamos de volta o controle que um dia demos a Deus e agimos como se fossemos donos do tempo, das consequências e metemos os pés pelas mãos. Nos precipitamos. 
Paciência é uma virtude que muitos fingem ter. Saber esperar não é fácil, e muito menos ter paciência para esperar; mas vale o privilégio de desfrutar a beleza de ver uma flor inteira abrir no tempo certo, sem pétalas caídas e murchas. A cada dia tenho compreendido que só aprendemos no gerúndio. Só se aprende a amar, amando. E só se aprende a esperar, esperando.
Em Salmos 37.4,5 e 7a, lemos a palavra que acalenta nosso coração:
"Deleita-te no Senhor e ele atenderá aos desejos do seu coração; Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência."
Que possamos aprender durante nossa espera, desfrutar e enxergar a Beleza no tempo e nas pessoas que encontraremos nessa caminhada. 
A espera também é bonita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gente que Inspira - Beatriz Bastos

Para a sua informação...!

Um posso de cada vez.