Inclusive

No dia 26 de setembro se comemora o Dia Nacional do Surdo. É interessante porque eu só soube disso esse ano. Filha de pais deficientes auditivos eu deveria saber desde sempre. Engraçado, não é? Isso acontece porque, vamos dizer assim, damos mais destaque às doenças visíveis, que a gente olha e pode dizer "ele tem uma deficiência". 
De acordo com o censo 2010 existem cerca de 9,7 milhões de surdos no Brasil e desse número, 1,2mi são jovens. 
É importante ressaltar que nem todo surdo é mudo, e nem todo surdo é completamente surdo. Alguns conseguem ouvir algum ruído, o que ajuda realizar algumas coisas como tirar a carteira de habilitação. Sim, isso é possível. Meu pai dirige há 6 anos.
Por mais que a surdez não impossibilite seu portador, em algum momento o deficiente auditivo encontrará dificuldades no mercado de trabalho e  no ensino superior, pela falta de intérpretes nos locais. E vamos combinar, quase ninguém consegue conversar com o surdo sem no final dizer "não entendi nada!". Pode falar, eu sei que é verdade porque isso acontece comigo. Acontece quando estou conversando com meu pai. Às vezes ele fala e insiste em dizer que estou entendendo e no fim eu apenas concordo. Desculpa, pai! hehehe
Conversar com o deficiente auditivo não é impossível. Tente entender: da mesma forma que você não entende o que ele está falando, ele também pode não te entender. E o que fazer nesse caso? Calma que é simples. O surdo não é mudo, por isso ele pode pronunciar muitas palavras que são compreensíveis, pode escrever e pode ler os seus lábios. Olhar nos olhos e falar as palavras calma e claramente, sem precisar gritar (eu sei que você já gritou alguma vez), facilitam a comunicação com eles! Então, um pouco de paciência cai bem.
Outra coisa que também tem ajudado muito a comunicação entre eles é a tecnologia. Meu pai e minha madrasta conversam muito pelo Skype, fazem chamada de vídeo no Facebook. Todo dia eles recebem alguma chamada de um amigo. É o rolezinho virtual. Risos.
A maioria dos surdos que conheço participam do coral "Mãos que Falam" da Igreja Batista em Vila da Penha, onde são auxiliados por uma intérprete e um dos regentes é um surdo. É muito bonito de ver. Você fica emocionado ao vê-los cantando com as mãos e o corpo inteiro para o Deus que as ouve. 
Feliz dia do surdo!

________________________________________________________________________

#Inclusive 
Inclusive é o novo quadro do blog onde irei abordar algumas deficiências e a inclusão dos portadores na sociedade.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gente que Inspira - Beatriz Bastos

Para a sua informação...!

Um posso de cada vez.